Capacitamos pessoas e empresas para o sucesso em um mundo de desafios e mudanças...
image Siga-nos:

Jornada para o Sucesso – Aprendendo com os erros

Um dos maiores temores para muitas pessoas quem buscam alcançar o sucesso em suas vidas é pensar na mínima possibilidade de errar durante um processo rumo ao seu objetivo. Algumas pessoas chegam ao extremo de afirmar que errar seja imperdoável, a ponto de se tornar falsa verdade para elas, que não admitem em nenhum momento o erro. Pensamento errôneo que leva muitas pessoas a um sentimento profundo de fracasso e culpa quando se deparam com a dura realidade do erro. Minha proposta neste artigo não é exaltar o errar, mas mostra que o erro não é algo tão mal ou monstruoso como algumas pessoas o tem pintado.


Aprender com os erros

Erros geram sucesso

Para entendermos sobre erros, precisamos inicialmente compreender nossa natureza humana. Se analisarmos em detalhes, veremos que possuímos uma natureza, tanto biológica, física ou emocional imperfeita. Tantas pessoas nascem com problemas congênitos, deficiências físicas ou limitações mentais. Há aqueles que nascem com deficiências orgânicas, como problemas de coração, asma e tantas outras limitações que nos levam a confirmar nossa grande limitação humana e consequentemente imperfeição. Por outro lado, outras pessoas são depressivas, ou hiperativas. Também tomadas por fobias das mais variadas espécies. Diante desses poucos exemplos, pergunto a você; será que somos seres perfeitos? Será que você não possui nenhuma falha em nenhuma área, seja físico ou comportamental? Acredito que essas limitações, sejam impostas pelo Criador e que servem para nos ensinar que somos passíveis de erros. Mas o principal de tudo isso, que através dos erros aprendemos valiosas lições de vida.

Trazendo agora para o campo pessoal e profissional, ninguém nasce sabendo tudo. Assim como a criança nasce e precisa aprender com seus pais no decorrer dos anos, precisando muitas vezes ser disciplinada quando faz algo errado, a vida também é um grande professor para aqueles que almejam o sucesso em suas vidas.

Se pararmos para analisar a história de grandes homens e mulheres de sucesso, veremos em suas bibliografias ou testemunhos pessoais, que todos cometeram em algum momento da sua jornada ao sucesso, erros. E muitas vezes esses erros foram catastróficos. Um grande exemplo de sucesso na área esportiva que podemos citar é o jogador de Basquete Michael Jordan, em um de seus relatos ele diz: “Errei mais de 9.000 cestas e perdi quase 300 jogos. Em 26 diferentes finais de partidas fui encarregado de jogar a bola que venceria o jogo… e falhei. Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida. E é exatamente por isso que sou um sucesso.”. Outro exemplo na área de empreendimentos que quero citar é o idealizador da calça Jeans, Levi Strauss. Levi Strauss não conseguia vender para mineradores de ouro do Oeste dos Estados unido seus produtos que eram lona para barracas e carroças, material este que acabou ficando encalhado. Mesmo com esta grave falha que poderia render seu fracasso total nos negócios, ele conseguiu naquela situação perceber que a real necessidade daqueles mineradores não era de lonas ou carroças, mas sim calças que fossem resistentes às condições adversas do trabalho nas minas. Diante desta percepção, surge o resultado que é conhecido por todos nós: mais de 150 anos de sucesso da calça jeans, uma experiência de erro transformada em sucesso.

Pessoalmente, em 2005 iniciei um negócio no ramo de Serviços na Internet e tinha uma ideia fixa de que Hospedagem de Sites seria o negócio do século naquele momento. Porém, devido à falta de um conhecimento mais apurado do negócio e de seus riscos, tentei juntamente com meu sócio pegar uma estrutura econômica para iniciarmos o negócio. Tivemos um boom de vendas nos primeiros meses e com certeza ficamos muito felizes. Porém não sabíamos que o barato poderia custar caro. Na verdade, custou muito caro. Em apenas um mês de empresa tínhamos mais de 150 clientes em nossa carteira. Passados dois meses a estrutura de servidor sofreu com um problema estrutural que fez com que ficássemos uma semana fora do ar, assim como todos os clientes. Não é necessário detalhar muito o que acontecem posteriormente, pois perdemos praticamente todos os clientes. Esta experiência nos levou a um aprendizado muito especial e começamos a não olhar valores, mas qualidade do serviço de nossos fornecedores como prioridade. Erro este que contribuiu para criar uma empresa estável, conhecida pela qualidade de seus produtos e em constante crescimento no Brasil, assim como o erro nos fez enxergar outros produtos complementares, que ainda não eram explorados no Brasil.

Como vimos nos exemplos acima, precisamos encarar os erros como algo natural no processo do sucesso. Muitas pessoas de sucesso em qualquer parte do mundo também erraram muito até alcançarem o sucesso ou também o erro abriu suas mentes para as oportunidades que até então estavam ocultas aos seus olhos, como foi o exemplo de Levi Strauss.

Por outro lado, não podemos viver esperando que o erro irá aparecer qualquer momento, como alguém que busca pelos problemas, mas se ele vier acontecer, devemos encará-lo da forma mais natural possível, e tirar dele todas as lições possíveis pára nossas vidas, de forma que no futuro não venhamos repetir o mesmo erro.

Uma boa notícia para tudo isso é que temos como evitar ou ao menos amenizar esses erros durante o processo. Para isso a educação é algo muito importante. Assim como em uma batalha, os generais estudam seus adversários, no mundo do sucesso, devemos estudar o campo onde estamos pisando. Se é um empreendimento, é extremamente necessário que você conheça onde você está pisando. Como fazer isso? Estude sobre o negócio, busque por bibliografia de pessoas de sucesso do mesmo ramo ou até conhecidos que tenham tido sucesso e veja os erros cometidos e como essas pessoas conseguiram administrar tais falhas e como as transformaram em aprendizado. Tendo essa compreensão, caso venha enfrentar em algum momento de sua jornada um problema similar, a forma como você irá lidar com ele será muito diferente do que se jamais tivesse visto tal problema antes. O aprendizado nos faz passar por erros de forma mais tranquila e madura e conseguimos assim transformar problemas e erros em oportunidades para nossas vidas.

Por último, quero falar de algo que muitas pessoas evitam ou não gostam de ouvir falar, mas que é de grande importância para nosso crescimento. Precisamos saber que nossos erros, na maioria da vezes não afetam somente a nós. Dependendo dele, poderá afetar seu cônjuge, sua família, empregados, ou seja, as pessoas direto ou indiretamente ligadas a você. O que muitas pessoas fazem é esconder os erros das outras pessoas, talvez por vergonha ou orgulho, porém por consequência de nossos erros podem levar outras pessoas a sofrerem e as vezes é normal que elas sem saberem do que realmente se trata, culparem você pelas consequências sofridas. Uma pessoa de sucesso, primeiramente possui humildade como virtude e por isso reconhece seus erros e o mal que eles podem ocasionar às pessoas próximas a ele. Sendo assim, uma atitude louvável de um grande líder, uma pessoas com visão de sucesso é compartilhar seus erros com as pessoas mais próximas. Se você é empresário e tem funcionários, e em um dado momento você toma uma decisão errada que poderá afetar a todos, assuma seus erros e traga seus funcionário para perto de você para que eles também vivenciem o problema. De atitudes como essas, podem aparecer grandes oportunidades, que não somente poderão solucionar o problema, mas abrir novas portas de ação gerando crescimento humano para todos os envolvidos. errar1


Erros geram sucesso

Um exemplo prático do citado acima, vivenciamos alguns dias atrás na Copa do Mundo no Brasil, quando no jogo de Brasil contra a Alemanha, após uma derrota catastrófica, o treinador da seleção, Luiz Felipe Scolari, tomou uma postura elogiada por todos e principalmente os comentaristas da TV, reconhecendo a culpa por um planejamento tático errado e trazendo todos os jogadores para junto dele. Em nenhum momento ele escondeu ou apontou erros em outros, mas trouxe sobre si todo o erro. Este é o comportamento esperado por um grande líder de sucesso. Grandes homens de sucesso possuem esta postura.

Concluindo, os erros são benéficos para nosso crescimento pessoal e profissional. É com eles que seremos pessoas melhores no futuro. Nunca pense que errar é fracassar e nem por isso deixe que o erro aborte seus sonhos, mas veja o errar como um forte aliado para o seu crescimento rumo ao sucesso. Dee Hock, fundador e CEO da Visa, certa vez disse: “não é fracasso deixar de realizar tudo o que podemos sonhar. Fracasso é deixar de sonhar tudo o que podemos realizar”.

Autor: Pedro H. T. Rêgo Coach Pessoal, Profissional e Executivo